icon-plus
Postado em 18/05/2013 - 12:28
Dia da Cultura Livre
Da Redação seLecT

Atividades do Culture Freedom Day chamam atenção para os prejuízos de se restringir a circulação de bens culturais

Cfd-336x280-orange

Legenda: A logo do Culture Freedom Day usa uma fonte livre, Architects Daughter (design de Kimberly Geswein).

Enquanto São Paulo celebra a cultura com 24 horas de atividades, na Virada Cultural, em Porto Alegre os coletivos Casa de Cultura Digital de Porto Alegre – CCD-POAHackerspace MateHackers promovem um sábado de atividades em prol da Cultura Livre.

O Dia da Cultura Livre (Culture Freedom Day) é uma celebração mundial para promover uma visão da cultura baseada na liberdade de distribuir e modificar trabalhos e obras criativas livremente, e pelo segundo ano conta  com eventos simultâneos em diversos lugares. O termo ganhou o mundo a partir do título do livro “Free Culture” escrito em 2004 por Lawrence Lessig, um dos “pais” das licenças Creative Commons.

O movimento da cultura livre envolve a produção e a defesa de diversas formas de conteúdo livre, como o software livre, conhecimento livre, música livre, entre outros. A proposta é uma extensão lógica da filosofia do Software Livre, baseada nas “quatro liberdades” propostas pelo fundador do movimento Richard Stallman (leia mais sobre Software Livre), aplicadas aqui não a softwares, mas a artefatos culturais:

1. A liberdade de executar a obra para qualquer propósito.

2. A liberdade de estudar como a obra funciona, e para isso o acesso ao código-fonte/processo é um pré-requisito básico.

3. A liberdade de redistribuir cópias de modo a beneficiar outras pessoas.

4. A liberdade de aperfeiçoar a obra e liberar suas melhorias.

Na esteira das celebrações, há também o Document Freedom Day, o Hardware Freedom Day, todos com dias específicos para chamar a atenção sobre os prejuízos de se restringir o livre uso e distribuição de bens culturais.

Para conversar sobre tal cultura e desmistificar algumas coisas (livre não é grátis, como sempre lembra Richard Stallman), a Casa de Cultura Digital Porto Alegre e o hackerspace Matehackers organizam a edição local do Culture Freedom Day. O Dia da Cultura Livre promove atividades no 5º andar da Casa de Cultura Mário Quintana que até às 19h deste sábado .

Na programação portoalegrense, oficinas sobre como licenciar sua obra em uma licença livre e como produzir arte e cultura com ferramentas livres –  produção de musical, open design. Haverá também mostra de zines (antes de existir internet, eles já eram anticopyright por excelência), e música ao vivo, com o pessoal do “Escuta – o som do compositor”, um grupo de cantautores de Porto Alegre que vai falar também sobre criação compartilhada.

E embora livre, neste caso, não seja sinônimo de grátis, todas as atividades tem entrada gratuita.

Saiba mais:

Culture Freedom Day

Dia da Cultura Livre em Porto Alegre