icon-plus
Postado em 25/10/2011 - 1:27
ELETRONIKA + VIVO arte.mov vêm aí!
Mariel Zasso

Panorama das novas tendências da música, artes visuais e audiovisual agora também no Rio!

Eletronika_site

Os artistas contemporâneos do hibridismo já têm compromisso imperdível em novembro. Uma vez mais, o Eletronika – Festival de Novas Tendências – e Vivo arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis – acontecem juntos. E desta vez, além de Belo Horizonte, também invadem o Rio de Janeiro.

Sob o tema “Ruído sem Fronteiras”, duas das principais plataformas da convergência entre arte, tecnologia e cultura digital no Brasil oferecem juntas um expressivo panorama da cena contemporânea mais instigante, privilegiando a música, o audiovisual e as artes visuais.
 

Na capital mineira serão duas semanas de uma vasta programação de instalações, palestras, oficinas, mostras de cinema e vídeo – além do lançamento da Revista Eletronika. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, em duas noites de shows, o festival Eletronika é responsável por uma programação musical repleta de atrações internacionais.
 

Em BH, o grande destaque promete ser a exposição com obras de artistas internacionais que explorem os novos suportes e novos usos da tecnologia, marca do arte.mov. Com direção artística de Lucas Bambozzi e Rodrigo Minelli e curadoria de Bambozzi, a exposição reúne artistas da Croácia, México, Alemanha, Estônia,Espanha e Brasil. A composição dos convidados e o conjunto das obras refletem uma relação entre América e Europa que já não comporta a ideia de periferia-centro e sugere uma configuração diferenciada do jogo de forças, como elemento-chave da era da mobilidade, no pensamento ou na vida cotidiana.

Nos dias 17 e 18 de novembro, grandes nomes da música indie internacional, como os mexicanos do Nortec Colletive, grupo emblemático da cena eletrônica de Tijuana, e a dupla californiana Kisses, se revezam nos palcos do espaço Vivo RJ e Studio RJ. O festival retorna ao Rio em dezembro, desdobrando a presença do programa Vivoarte.mov em oficinas e palestras do Fórum Eletronika, além de um conjunto de atividades do Circuito arte.mov.

 

Longe de compartimentar artes e saberes, pensando em música, arte visual e audiovisual como três possibilidades distintas, a proposta dos dois eventos, ao propor o ruído como temática, é justamente valorizar a contaminação e os limites difusos, não diferenciando ferramentas ou procedimentos analógicos de digitais.
 

O combo Eletronika + Vivo arte.mov acontece de 12 a 27 de novembro. Em BH, com uma palhinha no Rio. 😉

Saiba mais: http://www.festivaleletronika.com.br/