icon-plus
Postado em 10/06/2014 - 3:15
Embargo internacional
Luciana Pareja Norbiato

Luisa Strina tem obras embargadas pela Receita Federal e não consegue embarca-las a tempo para a Art Basel, mesmo com todos os procedimentos necessários realizados dentro do prazo estipulado; última chance é julgamento de recurso nesta terça, 10/6

Luisa Strina1

 Legenda: A galerista Luisa Strina

Um imbróglio na âlfandega ameaça impedir que Luisa Strina realizasse sua participação na Art Basel, a principal feira internacional de arte, que vai acontecer entre 17 e 22 de junho. Mesmo apresentando toda a documentação necessária dentro do prazo, que inclui uma autorização do próprio Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, a galerista não obteve a autorização para embarcar seus trabalhos.

O problema começou em 27 de maio, quando foram enviadas para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, para serem embarcadas, as 55 obras que participariam da feira. Isso não aconteceu devido ao veto de um fiscal, mesmo com a apresentação de todas as exigências cabíveis para a liberação do conjunto de trabalhos.

Depois de protestar em várias instâncias e de enviar novos documentos exigidos para a permissão de embarque, como a lista de propriedade das obras, notas fiscais e a declaração do Imposto de Renda de Luisa Strina, a galeria teve seu pedido indeferido e não conseguiu fazer o embarque no prazo-limite, estipulado para 9 de junho, ontem.

Se nesta terça, 10 de junho, o processo for revisado pela SAPEA (Seção de Procedimentos Especiais Aduaneiros), os trabalhos da galeria podem ser embarcados amanhã. É a última possibilidade de participação de Luisa Strina, uma das mais importantes galeristas do país, na edição deste ano da maior feira internacional de arte.