icon-plus
Postado em 16/07/2014 - 6:30
Faça arte, não faça a guerra
da Redação

New Museum em Nova York inaugura exposição de arte contemporânea árabe

Legenda: Trailer do filme Ici et ailleurs (1975), que inspirou o título e o conceito da nova exposição do New Museum

O New Museum, espaço cultural situado em Nova York, inaugura hoje Here and Elsewhere, uma exposição de arte contemporânea árabe. O momento é delicado em se tratando de mundo árabe, mas como o departamento de curadoria do museu, liderado por Massimiliano Gioni, poderia antever a atual (e desproporcional) resposta das Forças de Defesa de Israel ao assassinato de três jovens judeus pelo Hamas?

A exposição toma emprestado o título de um filme-ensaio realizado pelos diretores franceses Jean-Luc Godard, Jean-Pierre Gorin e Anne-Marie Miéville. O filme Ici et ailleurs (1975) foi inicialmente concebido como um documentário pró-palestino, mas evoluiu para uma reflexão complexa sobre a ética da representação e o uso de imagens como instrumento de consciência política.

Os artistas participantes são originários de vários estados árabes, inclusive do evanescente Estado da Palestina, como Wafa Hourani, Ali Jabri e Khaled Jarrar. Talvez o trabalho que mais esteja sintonizado com o fatídico momento atual é o do artista kuwaitiano Ala Younis que, através de materiais de arquivo, analisa a luta palestina dentro do contexto histórico do pan-arabismo. 

PS: O leitor José Bento Ferreira informa, via Twitter, que o artista Khaled Jarrar foi impedido de viajar aos EUA. Ele está preso na Cisjordânia depois de tentar viajar para a Jordânia para pegar um voo internacional para o evento. Mais informações, aqui.