icon-plus
Postado em 17/09/2012 - 8:02
FAU recebe simpósio internacional Futuros Possíveis
Mariel Zasso

Com curadoria de Ana Gonçalves Magalhães e Giselle Beiguelman, evento promove discussões no campo da preservação do patrimônio artístico e cultural, reunindo especialistas de renome internacional

Esc-for-escape-4

Legenda: Como conservar a arte eletrônica? (Imagem: divulgação)

Como preservar a memória de bens culturais que, se por um lado são cada vez mais efêmeros, por outro implicam tipologias e formas de processamento até então inéditas, diferentes dos modelos de catalogação das coleções museológicas existentes? Uma coisa é certa: os rumos quanto à preservação do patrimônio artístico e cultural humano depende de ações e decisões tomadas no presente. Assim, Futuros Possíveis instiga a reflexão convidando especialistas da área de conservação de arte digital e de digitalização de acervos de diversos cantos do mundo.

Críticos e curadores do Museu Reina Sofía, Whitney Museum, SFMoMA, VideoBrasil, Bienal de São Paulo, FILE, ars electronica, entre outros, são os nomes de peso que vêm contribuir com esse debate, combinando discussões sobre metodologias de preservação de obras digitais, com análises de formatos curadoria de informação.

O simpósio discute também questões relacionadas aos processos de informatização e digitalização das informações sobre acervos, problema que vem se tornando cotidiano nos museus e que carece de uma discussão aprofundada e crítica no Brasil, além de servir como provocação sobre a necessidade de discutir os aspectos políticos e ideológicos das novas tecnologias de armazenamento.

Futuros Possíveis acontece de 1 a 5 de outubro na FAU, e tem entrada gratuita, com vagas limitadas. Inscrições aqui.

Serviço:

Futuros Possíveis