icon-plus
Postado em 24/09/2012 - 2:43
Grito estético
Paula Alzugaray

O fotógrafo argentino Marcos López será um dos destaques do 8º Paraty em Foco

Asado-en-mendiolaza

Legenda: A cultura do churrasco é sacralizada em Asado en Mendiolaza, Córdoba, Argentina (2001), de Marcos López (Imagem: Divulgação)

“A Argentina não é o México. A Argentina são alguns poucos campos ao Sul, com a gauchada rindo de piadas que eu nunca entendi.” Assim Marcos López explica sua série Sub-realismo Criollo, que produz ensaios visuais espirituosos da cultura pop de fala hispânica. Lutadores mexicanos, milongueiros portenhos ou churrasqueiros patagônicos fazem a festa dessa série de cores vibrantes e olhar caricatural que projetou o fotógrafo argentino.

As influências estrangeiras nas sociedades latino-americanas, a diluição do conceito de nacionalismo e as reverberações da antropofagia moderna brasileira no outro lado do Rio da Prata estão entre as afirmações estéticas do fotógrafo que nasceu em Santa Fé e estudou roteiro para televisão na Escola Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de Los Baños, em Cuba.

López será um dos destaques do 8o Paraty em Foco. “Este ano, estamos trazendo várias estrelas internacionais ao festival. Teremos Martin Parr, Claudia Andujar e muitos outros! Para mim, Marcos López é um dos melhores fotógrafos do país vizinho”, diz Iatã Cannabrava, diretor do festival internacional de fotografia.

Saiba mais:

8º Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia

De 26 a 30 de setembro