icon-plus
Postado em 17/08/2011 - 9:10
Limitado original e limitado fake

Primeira edição do Design São Paulo defende tiragem limitada

Marton

A visão dos dois pisos da Oca tomados pelo salão Design São Paulo, em junho, era contrastante. No térreo, três mostras de design com montagem museológica que mais pareciam três pequenas ilhas solitárias à deriva na imensidão arquitetônica do edifício de Niemeyer. No piso inferior, os 20 estandes de galerias e lojas de design convidadas, que foram desenhados de modo a possibilitar que um ambiente vazasse para o outro. O arquiteto croata radicado no Brasil Marko Brajovic criou uma cenografia “caseira” de módulos expositivos, com portas e janelas que conectavam os diferentes estandes.

A seleção das obras expostas no salão –tanto na parte institucional (onde foram apresentadas as mostras de Fernando e Humberto Campana, da dupla Maurizio Galante e Tal Lancman e o prêmio de design Top XXI) quanto no espaço comercial– foi pautada pela diretriz dos organizadores de se privilegiarem peças únicas ou com tiragem limitada –o chamado design high-end. A pauta conferiu um tom vintage e artesanal a boa parte do salão. Na opinião de Waldick Jatobá, um dos idealizadores do Design São Paulo, o evento serviu para mostrar que existe mercado de “design art” no Brasil, tanto do ponto de vista da produção como da demanda: “As pessoas querem itens de requinte em suas vidas e este é um mercado para quem busca exclusividade”.

O contraste ambientação/museografia resultou em um piso inferior sempre cheio de gente e um térreo infelizmente às moscas –uma pena, uma vez que o italiano Galante, por exemplo, é dos designers mais inventivos e badalados da atualidade. “Galante e Lancman navegam entre a moda e o design como ninguém, e suas obras prenunciam um retorno do barroco modernizado”, aposta a curadora Maria Helena Estrada.

Lá embaixo, algumas coisas eram evidentes: 1. Que o metacrilato é o compensado da vez no design de ponta brasileiro. É uma prática corrente entre os criadores daqui transformar material de segunda em objeto de luxo, com solução de primeira. Novidades nos estandes da ,Ovo e da Allê Design saltavam aos olhos neste sentido: o mobiliário em acrílico listrado criado por José Marton com matéria-prima patenteada por ele em 2001, produzido pela Allê Design, e as mesas da série Intervalo, de Gerson de Oliveira e Luciana Martins, feitas com várias camadas de acrílico encaixadas e sobrepostas à mão; e 2. Que a ideia de “tiragem limitada” carece de um pouco mais de rigor: se o produto não é limitado por alguma contingência real –matéria-prima rara, complexidade de execução ou carga conceitual de alta concentração– então se trata de um “falso-limitado”.