icon-plus
Postado em 06/11/2013 - 7:56
Marco histórico
Redação

Juca Ferreira, Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, fala sobre os principais pontos do Marco Civil, que foi ao Plenário da Câmara, nesta dia 6 de Novembro de 2013

Destaque-marco-civil-da-internet

Em homenagem aos que bravamente lutam pela aprovação do Marco Civil, publicamos um resumo do estado de coisas da lei, escrito pelo Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, Juca Ferreira, e replicado por Rodrigo Savazoni em sua página no Facebook:

A Câmara dos Deputados tem a oportunidade de aprovar uma proposta para o Marco Civil da Internet que pode se tornar referência mundial pela maneira como garante os direitos dos usuários. O substitutivo apresentado pelo deputado Alessandro Molon fortaleceu ainda mais a proposta inicial, em especial a liberdade de expressão, a privacidade e a proteção de dados pessoais. Ao separar o tema dos direitos autorais para ser tratado na reforma de lei específica, o projeto reconhece a necessidade de debater a dimensão econômica da Internet ao mesmo tempo que protege a liberdade de expressão e impede qualquer forma de censura. O projeto também responde muito bem à preocupação do Governo Brasileiro em fortalecer a soberania nacional e combater a vigilância, de maneira equilibrada e avançada. Em um de seus pontos principais, o projeto garante a neutralidade de rede, princípio que garante o tráfego de forma isonômica e impede pacotes diferenciados, que poderiam por fim à internet da forma como a conhecemos hoje.