icon-plus
Postado em 20/03/2013 - 7:03
Memória do teatro
Nina Gazire

Blog O Dia e as Horas, de Alberto Guzik, é relançado em homenagem póstuma a um dos maiores nomes do teatro brasileiro

Alberto Guzik

Alberto Guzik é um dos nomes essenciais do teatro brasileiro. Desde a década de 1970 foi um dos críticos teatrais mais atuantes, além de trabalhar como ator,  diretor e escritor. Quando faleceu em 2010, integrava o grupo Satyros e possuia presença marcante na rede com o blog O Dia e as Horas que agora será relançado em uma iniciativa realizada pela SP Escola de Teatro do qual acabara de assumir a direção pedagógica pouco antes de morrer. 

A ação inédita pretende homenagear Guzik com a republicação de seu blog, a ser relançado no dia 25 de março, com curadoria e comentários do diretor, dramaturgo, ensaísta e tradutor Aimar Labaki, no endereço: www.albertoguzik.org.br. “Mais que um crítico, Alberto sempre foi um pensador da Arte. A crítica era apenas uma parte da interlocução permanente que ele mantinha com livros, discos, peças, exposições. Com o fim de sua trajetória como crítico em jornal, o blog passou a ser um escoadouro para sua reflexão por escrito. Sua relação com as obras de arte já havia sido a base de todo um conjunto de contos, publicados com o título ‘O Que É Ser Rio e Correr’”, escreve Labaki, em seu texto de apresentação do blog.

Além do envolvimento com o teatro, Guzik possuía grande trajetória na literatura.  É autor de Risco de Vida, romance publicado pela Editora Globo, em 1995, e indicado ao Prêmio Jabuti, e do livro Paulo Autran/Um Homem no Palco, da Editora Boitempo, em 1998, vencedor do Prêmio Jabuti de livro-reportagem. No blog entrevistas públicas e discussões sobre vertentes contemporâneas de formação , atuação e performance teatral levantadas pelo multitalentoso diretor estarão disponíveis ao público