icon-plus
Postado em 28/11/2013 - 4:21
¡No Pasarán!
Guilherme Kujawski

Dois abaixo-assinados para não se perder de vista!

Protesto_masp

Legenda: Vão do MASP, ponto nevrálgico da cidade de São Paulo, está sob ameaça de forças conservadoras

Atenção, gente boa! Correm na rede – desenfreados, lindos e soltos – dois importantes abaixo-assinados!

O primeiro, dirigido a Alberto Emmanuel Whitaker, gestor superintendente geral do MASP, foi articulado no Change.org por Malu Andrade, produtora executiva e organizadora no Festival Baixo Centro 2012 e 2013. Pregando o diálogo ao invés da imposição, Malu acredita que, por mais difícil que seja a aprovação pelo Iphan da alucinada pulsão de cercar o MASP de grades, o povo brasileiro (e internacional) não pode se calar diante de tamanha barbaridade. Já conta com 7.500 assinaturas – todas associadas a comentários que são verdadeiros gritos de guerra (“Grades são troféus da incompetência!”, vocifera um deles).

Portanto, Sr. Teixeira Coelho e toda a brigada conservadora de São Paulo, saiba que certamente o povo não irá dormir com esse barulho. Controle sua todestrieb, por favor.

O segundo, dirigido a Angelo Oswaldo, presidente do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), foi articulado no Avaaz.org e exige a revisão do decreto nº 8.124/2013, que determina os critérios para que uma obra de arte possa ser considerada bem de interesse nacional. O problema apontado pelos articuladores do abaixo-assinado é a falta de clareza com relação a esses tais critérios. Das 200 assinaturas mínimas necessárias, faltam apenas 23! Corre lá!