icon-plus
Postado em 08/05/2014 - 8:14
Nova arte?
Guilherme Kujawski

Galeria Saatchi, em conjunto com a rede social Google+, contempla os melhores trabalhos do gênero “fotografia animada”

Boxer_body

Legenda: Obra de Emma Critchley, uma das premiadas do concurso da Galeria Saatchi

A geração que testemunhou o surgimento da World Wide Web (que está completando 25 anos) certamente já ouviu falar dos GIFs animados, aquelas fotos que se transformam em imagens cinemáticas por alguns segundos. O que se questiona hoje é: serão essas inocentes imagens vivas uma forma de arte? Sim, se o nome do “novo” gênero for “fotografia em movimento”.

Mediante tal conjectura a famosa Galeria Saatchi, de Londres, em parceria com a rede social Google+, concebeu um prêmio para os melhores praticantes dessa “nova” forma de arte. Faz sentido. A primeira é notória por acompanhar detidamente as “novas tendências” no campo da arte; enquanto que a segunda acabou de lançar um programa especial para a confecção das tais fotos animadas.

O trabalho dos seis finalistas – escolhidos entre os 54 da short list – tem seus méritos, como o lutador de boxe submerso de Emma Critchley ou a mulher encostada no poste, de Marie Edwards (veja todos os trabalhos inscritos aqui). Mas, em termos gerais, as “obras” não chegam a entusiasmar tanto, se lembrarmos de outros GIFs animados elaborados por artistas realmente preocupados em proporcionar uma experiência estética genuína.