icon-plus
Postado em 17/01/2012 - 8:30
O Flash nosso de cada dia
Nina Gazire

Vídeo mostra mapa com a quantidade de fotografias tiradas em 2011

A empresa Triposo utiliza de tecnologia de base dados via geolocalização para desenvolver guias de viagem como aplicativos para celulares e tablets. Seu projeto mais recente segue uma linha diferente, ligada a estética de dados e infográficos. No vídeo A Yearl Long Snapshots around the World (O ano em fotos ao redor do Mundo), a empresa usa seu expertise para revelar a exata localização das fotografias tiradas ao longo de todos os dias do ano de 2011.

Como forma de organizar essa informação vertiginosa, luzes brilhantes se acendem mostrando a quantidade de fotos tiradas a cada momento. As regiões mais iluminadas do mapa-múndi equivalem aos locais onde o maior número de fotos foram tiradas. Para saber e medir a origem das fotos a Tripiso utilizou as bases de
dados de redes sociais e ferramentas de medição de tráfegos de dados. Para se ter uma ideia, entre 70 e 100 bilhões
de fotos foram enviadas para o Facebook em 2011, o que equivale a 20%
por cento de todas as fotos tiradas no ano passado.

Triposo_snapshots_day6

O projeto possui ainda um site com stills do vídeo organizados por datas onde é explicado o porquê do acúmulo de luzes em certas partes do mapa em determinados dias. Por exemplo, as imagens dos dias 6 e 7 de janeiro revelam uma grande concentração de luzes no leste europeu e Rússia. Segundo o site, o número de fotos na região aumentou devido aos feriados da Igreja Ortodoxa, que celebra o Natal nessas datas. Porém, a pesquisa revela um grande mistério. No dia 30 de novembro houve uma concentração de fotos maior do que a normal em diferentes partes do mundo e ninguém não consegue saber o porque. E você? Tem algum palpite? Se tiver alguma informação, envie para o twitter @triposo e conte pra gente no @revistaselect.

Triposo_snapshots_day335