icon-plus
Postado em 14/10/2014 - 7:11
O gesto interativo
da Redação

Festival de arte e tecnologia no Rio de Janeiro reúne dança, multimídia e artes visuais

http://vimeo.com/101226938

Legenda: Reconhecimento de Padrões, instalação interativa de Fernando Velázquez

O gesto interativo… Este é o princípio que guia a primeira edição do PodFest, Festival de Poéticas Digitais que começa hoje, dia 14, e segue até o dia 19 de Outubro na Casa da Glória no Rio de Janeiro. O gesto é uma ação elevada a estatuto de objeto estético por vários críticos de arte (Argan vem à cabeça) e interatividade, bem, interatividade é um dos ingredientes principais da arte processual, fenômeno que a arte contemporânea vem custando a absorver desde o surgimento do happening, da arte performática, etc.

O evento é concebido por Paulo Caldas e Leonel Brum e reúne, na mostra, expressões fenotipicamente diferentes, mas geneticamente coligadas, como videoarte, videoinstalação, videomapping e videodança. Mas não só o vídeo enreda tais expressões; há também webart e cinema expandido. O diferencial de PodFest é a sua mescla de seis festivais e instituições ligados à arte e tecnologia: dança em foco – Festival Internacional de Dança & Vídeo (Rio de Janeiro), École Media Art (França), Kondition Pluriel (CA), Multiplicidade (Rio de Janeiro), Société des Arts Technologiques (Canadá) e #.art (Brasília).

Além da mostra — com obras de webart selecionadas por Isabelle Arvers, os mindscapes de Fernando Velázquez, experiências do LATE! (Laboratório de Arte e Tecnologia, um coletivo para-acadêmico de artistas/cientistas), formas biológicas de Olivier Perriquet, entre outras — o evento também conta com um seminário sobre tópicos ligados à arte tecnológica, curadoria e história da arte digital. Entre os palestrantes, há pensadores e artistas, tais como Giselle Beiguelman, Batman Zavarese, Armando Menicacci, César Baio, Lucas Bambozzi, Martin Kusch e Suzete Venturelli.