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Postado em 24/01/2013 - 10:20
O Picasso dos copos de requeijão
Mariel Zasso

Ridicularizar Romero Britto é a mais recente diversão nas redes sociais

Novo_picasso

Legenda: Clique na captura de tela do site para acessar o artigo Romero Brito – O Novo Picasso (em inglês) (Imagem: reprodução)

O artigo não é novo, mas parece que alguém o surpreendeu recentemente na capa do site do artista Romero Brito. E esse alguém resolveu atear fogo ao circo. A chamada no site do artista diz:

“Picasso e Britto – Dois artistas, cujas vidas não poderiam ter sido mais diferentes, mas cuja arte evoluiu muito naturalmente, voltando o familiar em algo estranho e único. São ambos plena de que inquieto drive [sic] que os deuses derramar sobre seus favoritos.”

O post de Criação Criativos no Facebook provoca: “Viu essa? Em site oficial, Romero Britto se denomina como ‘o novo Picasso’. Pode isso, Arnaldo?”

193 gostaram da publicação – e não há como saber com certeza se é pelo inusitado da coisa ou se por concordarem com a comparação. 167 levaram a história mais longe, compartilhando-a. E mais de 300 comentaram. Alguns rindo, outros achando que o apocalipse chegou. E, como a internet é a ágora do nowadays, comentaram também alguns indignados com a falta de respeito e a injustiça para com o artista – o Britto mesmo, não o Picasso:

“Gente, eu ODEIO injustiças. Essa seção do site é de artigos, é o famoso “clipping”, onde se concentram as diversas matérias que já saíram a respeito do artista. Se vocês clicarem no artigo, vão cair nesse PDF, que nada mais é , do que um print da revista alemã IWECO, que fez uma matéria comparando as semelhanças entre os traços dos dois artistas e por total responsabilidade da publicação, entitularam a matéria como “O novo Picasso”. Eu até poderia entender que as pessoas não entenderam que a seção de “artigos” é uma reprodução do que saiu na mídia, mas saírem por aí dizendo que o próprio Romero Britto “se denomina como o novo Picasso” , é um erro primário, vamos ler minha gente, vamos ler…”

O twitter também premia com algumas pérolas:

Requeijão

O “estimulante release” Romero Britto – O Novo Picasso foi mesmo editado por Iweco Boppard, ao que tudo indica a partir de uma Vernissage realizada em 2010 na Mercedes-Benz Center Munich. O texto tece uma paralelo entre vidas – “muito diferentes” – e obras dos artistas, essas sim com “muito em comum”:

Touro_elefantes

“Tanto Picasso quanto Britto integraram a essência do Cubismo dentro de sua própria linguagem artística e usaram isso como seu meio estilístico de comunicação”

Pablo_romero

É claro que Romero Britto não teria escrito isso a seu próprio respeito. Seria muita falta de humildade, não é mesmo?! Mas então quem? Leiamos o pé da página do artigo:

“IMPRINT & COPYRIGHTS – Editor/Curator: IWECO Boppard, Frank Gross, Simmerner Straße 12, D-56154 Boppard, Germany”

Elementar, meu caro Google: um detetive de internet não se contenta com pistas sem hiperlinkar as referências. Diferente da conclusão apressada do amigo do comentário indignado, descobrimos que a IWECO Boppard não é uma revista. Ela é uma Werbeagentur cujos Geschäftsbereiche são Informatik, Internet e Marketing Consulting. Em português, “uma empresa de publicidade cujos negócios são”… bem, essa parte dá para entender, certo? O slogan? “Good News“ für Ihr Unternehmen – “Boas notícias para seus negócios!”

O que sobrou de tudo isso? Remix!

Romero

Legenda: Para entender a montagem acima, leia Arte Repugnante.

Saiba mais:

Romero Britto – site oficial

Arte Repugnante

Bules cheios de charme

Merda de artista