icon-plus
Postado em 10/02/2012 - 12:37
Olhares múltiplos
Nina Gazire

Exposição Momentos e Movimentos apresenta trabalhos de renomados fotógrafos em coleção da FAAP

sem titulo - Otto Stupakoff - 1961 -prata sobre papel gelatinado - copia contado de epoca

Otto Stupakoff (São Paulo, SP 1935 – 2009). Sem título, 1961/ Prata sobre papel gelatinado

Das lentes de mestres da fotografia de moda, como o peruano Mario Testino, às imagens misteriosas e oníricas da fotógrafa francesa Sarah Moon. Propostas diferentes que se encontram na exposição Momentos e Movimentos, em cartaz a partir do dia 14 de fevereiro no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado.

Com curadoria do crítico e historiador de fotografia Rubens Fernandes Junior, diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP, a mostra reúne 170 fotos em distintos eixos curatoriais, alinhados pela multiplicidade de estilos.

No eixo Moda, comportamento e estilo encontram-se os trabalhos de fotógrafos como J.R. Duran, conhecido por seus trabalhos em revistas masculinas, e de Jean Manzon, fotógrafo francês que radicou-se no Brasil na década de 1950 renovando o fotojornalismo nacional. Já no eixo O Corpo e suas Formas, estão artistas que experimentaram a luz em sintonia com a sensualidade e a beleza corporal, como o brasileiro Luiz Tripoli.

Paisagens

Valdir Cruz (Guarapuava, PR 1954), Paisagem com árvores e lago. Série Guarapuava, 2002- Pigmento sobre papel de algodão # 13/25, tiragem 2006

Além dessas duas vertentes curatoriais, os trabalhos se dividem ainda entre os eixos O Retrato: atitudes e atuações diante do aparelho e Experimentações e Sonhos, que possuem imagens de German Lorca, Thomaz Farkas, Mario Cravo Neto e dos fotógrafos colaboradores da revista seLecT Bob Wolfenson e Paulo Vainer.

O artista esloveno Stane Jagodič ganhou uma seção especial denominada Fotomontagem, por ser um dos grandes representantes desse gênero, muito antes da chegada dos softwares de edições de imagem tão comuns na atualidade. As fotomontagens criadas por ele representam uma visão crítica e política dos anos 1980.

Todas as imagens presentes na exposição fazem parte do acervo do Museu de Arte Brasileira da FAAP. A mostra fica em cartaz até 29 de abril e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00, com entrada gratuita.