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Postado em 26/04/2013 - 7:40
Ópera pré-histórica
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Em projeto de graduação para o  Royal College of Art Department of Design Interactions, de Londres, artista francesa cria dispositivos que simulam sons de animais extintos há milhões de anos

http://vimeo.com/42046247

A designer Marguerite Humeau definiu para si uma missão inusitada. Seus trabalhos tentam trazer de volta à vida a voz de criaturas extintas e são peças pioneiras em um campo em ascensão da área do design denominado Design Especulativo. Exemplo de um encontro genuíno entre arte, ciência e imaginação, são os dispositivos construídos pela artista baseados na estrutura craniana de animais como mastodontes, dinossauros, e até um australopiteco, que simulam os possíveis sons emitidos quando as criaturas andavam pela Terra. 

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Dispositivo que simula as cordas vocais do austrolopiteco Lucy.

A ideia é extremamente trabalhosa e envolve a colaboração com especialistas  porque os pulmões, traqueia, laringe e cordas vocais, boca e nariz dos animais são feitas de tecido mole, e, portanto, não se fossilizam, restando a artista o ato intuitivo de reconstruir o som emitido por essas estruturas estudando a anatomia evolutiva de várias espécies. O primeiro ser extinto a ganhar voz por meio das criações de Humeau foi Lucy,  hominídio da espécie Australopithecus Afarensis, que viveu entre 3,85 e 2,95 milhões de anos atrás. A obra hoje faz parte da coleção permanente do MoMA e recebeu vários prêmios internacionais.

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Dispositivos que compõe a instalação The Opera of pre-historic creatures. Foto: Ben Penna

Seu trabalho mais recente é o conjunto The Opera of pre-historic creatures e é composta por três bestas pré-históricas. Um animal chamado Ambulocetus, conhecido como baleia andarilha e que viveu a cerca de 48 milhões de anos atrás, um Entelodont, espécie suína de 38 milhões de anos e um Mamute Imperador de 4,5 milhões de anos . Todas as três peças são realizadas em uma escala e posição 1/1 sobre cavaletes na altura de cada animal de origem e para cada um dos crânios, a artista reconstituiu hipoteticamente seus órgãos sonoros que são executados simultaneamente em uma peça musical com três atos.