icon-plus
Postado em 30/07/2014 - 6:49
Os trópicos
da Redação

Caixa Cultural São Paulo recebe exposição inspirada em livro do antropólogo francês Lévi-Strauss

Caixa_body

Legenda: Marie Voignier, Hinterland (2010), produção de Capricci e CAC Brétigny (foto: Divulgação)

A Caixa Cultural São Paulo inaugura no próximo dia 2 de Agosto a exposição Marie Voignier / Olaf Breuning / Christoph Keller – os trópicos, concebida por Tobi Maier, curador alemão radicado em São Paulo. A mostra apresenta os trabalhos dos três artistas mencionados no título, tomando como ponto de partida o clássico contemporâneo Tristes Trópicos, publicado em 1955 pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss (1908-2009). Grosso modo, a exposição procura agregar as práticas artísticas com as da etnografia.

O filme de Olaf Breuning, Home 2 (Casa 2), 2007, é uma reflexão sobre o encontro do pesquisador com o Outro (ou com Outra cultura). Marie Voignier apresenta uma instalação com seu filme Hinterland (Sertão) de 2012, que é sobre um complexo de lazer perto de Krausnick, uma vila próxima a Berlim. E, por fim, Christoph Keller apresentara uma série de fotografias e colagens que desenvolveu durante uma viagem de três semanas ao Amazonas no final de 2012.

Na ocasião da abertura, ocorre a apresentação da performance Umbelina Beyond Caverna do artista paulista Libidiunga Cardoso.

Serviço:

Abertura para convidados e imprensa: 02 de agosto, às 11h

Visitação: de 2 de Agosto a 28 de Setembro de 2014

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 20h (entrada franca)

Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP