icon-plus
Postado em 30/01/2012 - 4:07
Para quem quer fazer cinema
Mariel Zasso

Jovens brasileiros tem chance de estudar cinema em uma das melhores escolas do mundo, com custos subsidiados pelo MINC

Set_filmagem

(Foto: Fabio Ikesazi/FlickR)

Uma das melhores escolas de cinema do mundo, a EICTV San Antonio de los Baños abre processo seletivo para a turma 2012/2015. No grupo de 40 estudantes de diversos países que viverão três anos em Cuba estarão até seis brasileiros com idade entre 22 e 29 anos.

O custo anual de matrícula, cinco mil euros – que cobre alimentação, moradia e transporte escolar, além dos materiais do curso e assistência médica – é subsidiado parcialmente pelo MINC.

As provas acontecem em cinco cidades: Belo Horizonte, Florianópolis, Recife, Goiânia e Belém, nos dias 16 e 17 de março de 2012. O início das aulas está previsto para setembro de 2012 e o término para julho de 2015. Dentre as especializações, Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário, Edição e a recém-criada TV e Novas Mídias.

A Escola de San Antonio de Los Baños

Los Cuatro Jinetes

O cineasta cubano Tomás Gutierrez Alea, e os fundadores da EICTV, Fernando Birri, Gabriel García Márquez e Julio García Espinosa (Foto: Cortesia EICTV)

Fundada há 25 anos pelo escritor e jornalista Gabriel García Marquez, o poeta e cineasta argentino Fernando Birri, e o produtor e teórico cubano Julio García Espinosa, com o aval de Fidel Castro, a Escola Internacional de Cinema e Televisão San Antonio de los Baños foi concebida como uma escola de formação artística, e desde o início preza pela diversidade cultural e o alcance multinacional, focado mais especificamente nos estudantes da América Latina, África e Ásia.

Na sua filosofia, a escola também busca investir em transmissão de conhecimento prático, preferindo mestres que sejam cineastas e técnicos atuantes. Em 25 anos já passaram pela escola professores e alunos de mais de 50 países, entre eles Francis Ford Coppola, Robert Redford e Steven Spielberg.

Saiba mais:

EICTV

MINC