icon-plus
Postado em 26/06/2015 - 6:57
Pelo mundo afora
da Redação

Itinerância da primeira grande exposição concebida a partir do Acervo Videobrasil começa por Buenos Aires

Legenda: A Arca dos Zo’é (1993), vídeo de Vincent Carelli e Dominique Tilkin Gallois

A convite de Solange Farkas, o curador espanhol Agustín Pérez Rubio explorou o Acervo Videobrasil, formado por mais de 1300 obras em vídeo, e escolheu os dezoito trabalhos que integram a exposição Memórias inapagáveis – um olhar histórico no Acervo Videobrasil. Todos os trabalhos têm um forte teor político.

A exposição foi apresentada pela primeira vez aqui no Brasil, entre agosto e novembro de 2014 no Sesc Pompéia, em São Paulo. A partir do mês de junho de 2015, inicia a sua itinerância pelo mundo. Começa pela capital argentina, onde é desdobrada em três espaços expositivos: no MALBA (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires), no Espaço Cultural da Embaixada do Brasil e na Universidad Torcuato Di Tella.

Durante o ano de 2015 a exposição também será apresentada na Espanha e na Alemanha. Até o final de 2016, ela passará ainda por países como Nigéria, Peru, Chile, entre outros. Um dos destaques vai para A Arca dos Zo’é (1993), documentário sobre os índios Waiãpi, dirigido por Vincent Carelli e Dominique Tilkin Gallois. Veja a programação completa aqui.