icon-plus
Postado em 12/01/2013 - 6:56
Perigo! Alto tesão!
Publicação reúne documentário e caderno com letras e poemas inéditos de Itamar Assumpção
Paula Alzugaray

Itamar Assumpção tinha caligrafia de moça. Suave e sinuosa como a entonação da sua voz. Nas páginas em que escrevia música, ele fazia todo tipo de anotação, de telefones dos amigos a listas de compras. Ao longo dos seus muitos cadernos de notas e composições, um poema podia virar um barquinho e navegar a pauta, para depois voltar a ser letra e, na página seguinte, novamente linha sinuosa, arabescos, e retomar o fôlego em rima de amor ou crônica da vida na cidade de São Paulo, cantada no seu ritmo sincopado de nego dito.

Itamar Assumpção lançou 12 discos em vida, até 2003. Todos foram relançados em uma Caixa Preta, pelo Sesc, em 2011. Mas ele produziu muito, muito mais que isso, deixando algumas centenas de poemas em seus cadernos pautados e espiralados. Esse material precioso, compilado pelas filhas Anelis e Serena, a esposa Zena e o compositor Marcelo Del Rio, agora vira livro.

Itamar Assumpção – Cadernos Inéditos traz à tona a produção compulsiva e apaixonada de um artista afiado e delicado, que produziu desde haicais de precisão cirúrgica até textos longos de prosa poética. Junto aos escritos, a publicação encarta o documentário Daquele Instante em Diante, direção de Rogério Velloso, lançado pelo selo Iconoclássicos.

Itamar Assumpção – Cadernos Inéditos
Itaú Cultural e Editora Terceiro Nome, 240 págs., R$ 60

Tags  
itamar assumpção