icon-plus
Postado em 28/05/2014 - 8:11
Permutas simbólicas
Guilherme Kujawski

O artista Nuno Ramos explora as trocas ancestrais de objetos com obras criadas especialmente para a Fundação Iberê Camargo

Nuno_body

Legenda: Instalação parte da exposição Ensaio Sobre a Dádiva, de Nuno Ramos (foto: Fabio Del Re)

O artista multimídia Nuno Ramos inaugura amanhã (29 de Maio), na Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, um novo projeto: Ensaio sobre a Dádiva, com curadoria de Alberto Tassinari. Composta por três instalações, a mostra é inspirada em estudos etnográficos de Marcel Mauss, antropólogo que pesquisou a economia do dom, forma de organização social na qual os membros trocam espontaneamente bens e serviços.

Há uma sutil crítica ao sistema, não explícita (mas explícita aqui, em outro contexto). Referências a barcos, montanhas russas e carrosséis sustentam as “permutas”, reveladas em vídeos dispostos ao lado de cada instalação, como o resgate de Pierrô sequestrado por motoqueiros. É sempre interessante verificar a produção de Ramos, principalmente em se tratando de incursões por temas e materiais nunca dantes experimentados.

Serviço:

Abertura: 29 de maio, das 19h às 21h

Visitação: 30 de março a 10 de agosto de 2014

Onde: Av. Padre Cacique, 2000, Porto Alegre – RS

Horários: De terça a domingo (inclusive feriados), das 12h às 19h, (último acesso 18h30) quintas até as 21h (último acesso 20h30)