icon-plus
Postado em 14/09/2011 - 11:25
Phone story
Jogo que faz crítica do processo de produção do iPhone é banido da App Store
Renata Gomes

Não durou nem 24hrs a tentativa do coletivo Molleindustria de vender, através da App Store, seu mais recente game crítico. Phone Story, um jogo para iPhone e Android, que critica o ciclo de produção e consumo dos smartphones.

Segundo os designers do game, a Apple atribuiu a retirada do jogo à representação de “abuso de crianças” e à existência de conteúdo “condenável e bruto”, entre outros. O aplicativo, contudo, continua à venda na loja de aplicativos para Android.

A Molleindustria é um coletivo italiano que produz games de conteúdo extremamente político, criticando de forma inteligente e irônica uma série de temas contemporâneos, que vão da pedofilia ao revisionismo histórico da mídia, passando pelo Wikileaks e pela a guerra conceitual e política entre Copyright e Creative Commons.

758487

 

Phone Story é apenas sua mais recente abordagem de um tema complexo e controverso, a partir de uma interface jogável. Em resumo, os designers da Molleindustria fizeram um game para smartphones que critica justamente o ciclo de produção e consumo do… smartphone. Uma pequena contradição jogável para incitar a reflexão crítica, digamos.

Para isso, o jogo – segundo descrição dos próprios autores, uma vez que esta que escreve sequer teve tempo de baixá-lo na App Store – conta com fases que abordam a extração de minério no Congo – utilizado para a fabricação do hardware e que explora o trabalho infantil e escravo – as precárias condições laborais dos trabalhadores chineses que montam os telefones – cujos suicídios foram noticiados pela mídia no mundo todo – e o problema do descarte de aparelhos eletrônicos nos confins do planeta, para que se abra espaço para a mais nova edição de cada gadget.

Para quem presta a mínima atenção nos movimentos que a Apple tem feito nos últimos anos, o banimento de Phone Story não deve chegar como total surpresa. É um sinal claro da convicção de que, qualquer que seja sua atitude, continuarão gigantescas as filas nas portas de suas lojas nas madrugadas que antecedem o lançamento de seus mais novos iAlguma Coisa.

É possível, contudo, que a atitude da Apple jogue contra seus próprios interesses – se é que isso é possível – chamando mais atenção para o game do que ele provavelmente teria, caso não tivesse sido banido.

A Molleindustria, além de já ter disponibilizado o aplicativo para Android – o grande concorrente da Apple, sobretudo após a aquisição pela Google da divisão de smartphones da Motorola e da saída de Steve Jobs da própria Apple – cogita lançar uma versão de Phone Story para iPhones desbloqueados, o que talvez seja um emblema ainda maior de todas as contradições envolvidas justamente no processo de fabricação e consumo do iPhone. Fazer o famoso jailbreak e desbloquear o iPhone exclusivamente para jogar Phone Story pode se tornar um passo ainda mais sofisticado nessa construção participativa de sentido que a Molleindustria propõe as seus jogadores.

Tags  
aplicativos   celular