icon-plus
Postado em 23/02/2013 - 6:04
Redesign para um mundo melhor
JM

Rafael Vasconcellos desenha coleção de utilitários fazendo uso apenas de material descartado nas ruas de São Paulo

Revisteiro

Legenda: Porta-revistas sustentáveis são apenas uma das várias peças que o designer vende pelo site. (Foto: divulgação)

Arquiteto de formação, o designer paulistano Rafael Vasconcellos convive com a requalificação de material descartado desde a infância, passada entre artesãos e artistas em Tiradentes e no Vale do Matutu, em Minas Gerais.

Com o reaproveitamento de madeira de árvores caídas e troncos de queimadas, ou que desciam pelo rio, ele construiu sua primeira casa, ainda adolescente, no interior de Minas. Há um ano de volta a São Paulo, Vasconcellos deixou de lado a criação de mobiliário de candeia, madeira comum na região em que vivia, para se dedicar a vasculhar as ruas da cidade grande recolhendo tudo que pudesse encontrar de madeira.

O impulso deve-se ao verdadeiro choque que teve ao se deparar com o desperdício em escala megalomaníaca do cotidiano de uma metrópole. Todo o material coetado é desmontado, impermeabilizado, e recebe diversas camadas de tinta e outros componentes para se assemelhar aos módulos de móveis rústicos do interior. Recombinados, os fragmentos de descarte tornam-se gaveteiros, cachepôs, revisteiros, bancos, criados-mudos, fruteiras e até jardins verticais. As peças são vendidas na própria oficina do designer, na Vila Ipojuca, apostando na reinserção na sociedade do lixo que esta descarta. A coleção chama-se Lixo Luxo.

Saiba mais:

Rafael Vasconcellos

*Publicado originalmente na edição impressa #9.