icon-plus
Postado em 20/11/2011 - 7:04
Revista seLecT no Festival Eletronika
Nina Gazire

 A revista seLecT participou de debate sobre publicações eletrônicas em Belo Horizonte 

Foto

Ao lado de Natasha Felizi, do Festival CulturalDigital.Br e de Tadeus Tee, da Revista CODE, a revista seLecT participou do fórum Publicações Eletrônicas como parte das atividades do Festival Eletronika. Com mediação do jornalista Israel do Vale, os palestrantes, além de apresentarem as propostas das respectivas publicações para as quais trabalham, discutiram o futuro e as polêmicas do mercado editorial atual diante da chegada de novos suportes e linguagens como as dos tablets e da internet. 

Natasha Felizi, formada em letras pela USP, comentou sua experiência à frente da versão brasileira do projeto Creators Project, patrocinado pela Intel e coordenado pela revista norte-americana Vice. Atualmente, Felizi participa do projeto CulturaDigital.Br, cujo festival acontece dos dias 2 a 4 de novembro no Rio de Janeiro. A free-lancer trouxe para o debate importantes questões em torno do exercício da crítica em uma era de ágil circulação da informação e dificuldade de aprofundamento nas apurações de pautas. “Hoje sinto uma dificuldade do profissional, de maneira geral, que trabalha com informação no âmbito digital e no impresso. Principalmente no quesito crítica, seja ela de qualquer tipo, parece haver uma chapa branca e uma dificuldade de questionar as fontes e a importância do assunto a ser pautado”. Felizi citou como exemplo as Content Farms, empresas que contratam jornalistas free-lancers para produzirem atigos e reportagens de acordo com os temas e tópicos mais procurados pelos mecanismos de busca da web. “No caso do Google, por exemplo, que muitas vezes apresenta links patrocinados, a produção jornalística acaba sendo pautada por interesses privados dessa empresa”, ela explica.

Já o DJ e produtor Tadeus Tee trouxe sua experiência transdisciplinar na produção musical e web-editorial. Tee, após coordenar o netlabel Conteúdo Records durante cinco anos, lançou em parceria com o jornalista Sillas Maciel a revista eletrônica CODE, voltada para experiências visuais e jornalísticas. Assim como a revista seLecT, a CODE trabalha em cima da ideia de curadorias e colaborações móveis, trazendo em cada edição a participação de diferentes artistas, jornalistas, músicos na produção de seu conteúdo. Disponível somente on-line, a revista se encontra atualmente na quarta edição. “A ideia da CODE não é só a de buscar parcerias e a colaboração coletiva de parceiros que dominem determinados temas e assuntos, mas também tentar novas abordagens visuais e experimentais no âmbito do design. A era digital permite que isso se dê de maneira mais fluida e acessível”, explica Tee.  

“Estamos em uma era de transição onde diferentes linguagens aparecem e o nosso objetivo é buscar uma experiência que não se dê somente nesta transição, mas que também ofereça ancoradouros no meio desse mar de informação”, complementa o jornalista Israel do Vale, editor da revista do Festival Eletronika, disponível para iPad. Israel, que mediou o debate, ainda ressaltou a importância da participação dos leitores, que, segundo ele, “já não são mais meros receptores do conteúdo jornalístico, mas também colaboradores bem como editores da informação em circulação”.

A revista seLecT participou dividindo sua experiência editorial onde cada um dos meios é tratado na especificidade de suas interfaces. Destacou-se a iniciativa de trazer para o mercado uma abordagem transmidiática, que respeita as competências de diferentes mídias e seus atributos particulares. O fórum Publicações Eletrônicas teve transmissão ao vivo pela Casa Fora do Eixo de Belo Horizonte e participação da plateia presente e de internautas. 

Saiba mais detalhes do fórum Publicações Eletrônicas aqui.