icon-plus
Postado em 15/05/2015 - 5:56
Saindo da Babilônia
da Redação

Museu Afro Brasil apresenta a maior exposição sobre arte contemporânea africana já realizada no país

Africans_body

Legenda: Yinka Shonibare, MBE, SHO 515 Egg Fight (Hugh Lane Gallery) (foto: Cortesia do artista e Stephen Friedman Gallery)

O momento não poderia ser mais oportuno: protestos em Baltimore, polêmicas sobre black-face e um número recorde de artistas negros na Bienal de Veneza. A partir do dia 25 de maio, no dia Internacional da África, o Museu Afro Brasil promove a maior mostra de arte contemporânea africana já realizada no país.

A exposição conta com cerca de 100 obras, de mais de 20 artistas, em diversos suportes e linguagens, além de outras obras de arte africana, pertencentes ao acervo do museu e à coleção particular de Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu. Uma das obras de maior destaque da Africa Africans será a colossal The British Library, do artista plástico nigeriano-britânico Yinka Shonibare MBE.

O evento é parte do projeto Africa Africans, que oferece uma programação que inclui instalações, pinturas, vídeos, esculturas, moda e um encontro para discussões com os artistas. A primeira etapa do projeto aconteceu no último dia 17 de abril, como parte do calendário da 39ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), no qual o Museu Afro Brasil apresentou os trabalhos de cinco estilistas africanos.

Serviço:

Abertura: 25 de maio, 19h

Período expositivo: de 25 de maio a 30 de agosto de 2015

Encontro Internacional sobre Arte Africana Contemporânea: 26 de maio, 10h

Onde: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n Parque Ibirapuera – Portão 10 – São Paulo

Entrada gratuita