icon-plus
Festejando a Primavera (2021), de Jaider Esbell
Postado em 17/11/2022 - 10:08
seLecT Floresta é finalista do Prêmio Jabuti 2022
Bookzine, lançado em 2021, é finalista da 64ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria Não Ficção – Artes

Temos a grande honra e a imensa felicidade de anunciar que o livro seLecT Floresta é finalista da 64ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria Não Ficção – Artes.

A publicação, de 2021, reúne um ano de pesquisas sobre arte e floresta, em textos escritos e editados pela Redação da revista seLecT, composta por Paula Alzugaray, Juliana Monachesi, Nina Lins e Luana Rosiello. Com a colaboração de autores como Moacir dos Anjos, Mariza Mokarzel, Miguel Chikaoka, Paula Berbert, Orlando Maneschy, Aline Rochedo Pachamama, Anita Ekman, Daniela Rosendo, Ronaldo Bressane, Leandro Muniz, Nina Rahe, Rafael Bqueer, entre outros, os textos abordam as margens, os mistérios (cosmovisões), as comunidades e os ecofeminismos florestais.

A edição é dedicada ao artista macuxi Jaider Esbell (1979-2021) e a todos que adotam a arte como forma de fazer política. Inclui 18 páginas do projeto #FlorestaProtesta, campanha de gráfica ativista em defesa do meio ambiente, com projetos originais de Cildo Meireles, Denilson Baniwa, Sallisa Rosa, Thiago Martins de Melo, Dora Longo Bahia, Lenora de Barros, Gervane de Paula, Fabio Morais, Katia Maciel, Aparelhamento, #coleraalegria, entre outros.

Realizado desde 1958, o Prêmio Jabuti é a mais importante premiação nacional do livro e é referência no cenário cultural brasileiro. Patrimônio cultural do País, o Prêmio é responsável por reconhecer e divulgar a literatura, as artes e as ciências feitas no Brasil, com a valorização de cada um dos elos que formam a cadeia do livro, sempre em diálogo com os diversos públicos leitores e, junto com eles, assimilando as mudanças da sociedade.