icon-plus
Postado em 16/03/2012 - 7:48
Sob o peso dos amores de Leonilson
Mariel Zasso

Retrospectiva exibida em 2011, em SP, chega ampliada à Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre

Crédito Ronaldo Miranda

Legenda: Desde 1983 Porto Alegre não recebia uma exposição individual de Leonilson (Foto: Ronaldo Miranda/Divulgação)

Foi inaugurada ontem, em Porto Alegre, a mostra “Sob o Peso dos meus amores”, retrospectiva da obra de Leonilson, artista cearense ícone de sua geração, morto em 1993. A mostra, que já foi exibida no Itaú Cultural, em São Paulo, em 2011, conta 126 obras que não foram exibidas na montagem original.

Com curadoria de Bitu Cassundé e Ricardo Resende, esta primeira itinerância “expandida” traz, além das peças exibidas em SP, um conjunto de ilustrações realizadas entre 1991 e 1993 para a coluna da jornalista Barbara Gancia, no jornal Folha de S. Paulo.

As Ruas Da Cidade, 1988

Legenda: As Ruas da Cidade (1988), pintura de Leonilson (Foto: Divulgação)

Além dos trabalhos de Leonilson, há também obras de outros nomes da chamada Geração 80: Leda Catunda, Sérgio Romagnolo, Daniel Senise, Luiz Zerbini e Albert Hien, convidados por participar da rede de afetos do artista, de quem eram amigos e parceiros.

O público terá ainda a possibilidade de interagir com as agendas de Leonilson, onde ficaram registradas muitas de suas experimentações artísticas, por meio de iPads. O material foi digitalizado pelo Projeto Leonilson e Itaú Cultural, que também está digitalizando suas cartas e postais.

A exposição fica em cartaz em Porto Alegre até 3 de junho. A próxima cidade a receber a exposição “Leonilson – Sob o Peso dos Meus Amores” deve ser o Rio de Janeiro.

Serviço:

Leonilson – Sob o Peso dos Meus Amores

De 15 de março a 3 de junho
Fundação Iberê Camargo

Av. Padre Cacique, 2.000. Porto Alegre
Entrada franca