icon-plus
Postado em 28/10/2014 - 5:54
Supermercado do espetáculo
da Redação

Eduardo Srur participa de exposição na França com video-performance sobre a relação compulsiva da sociedade abastada com a comida

Legenda: Supermercado (2012), de Eduardo Srur

A exposição Food, que abre hoje, dia 28 de outubro, no Museé des Civilisations de l’Europe et de la Méditerrané (MuCEM), Marselha, França, levanta a complexa questão dos alimentos, ou melhor, dos valores relacionados à alimentação em nossa sociedade contemporânea, tanto do ponto de vista de produção, como de consumo. É organizada pela organização Art For The World, tem a curadoria de Adelina von Furstenberg e conta com obras de 37 artistas de todo o mundo, como Joseph Beuys, Marina Abramovic, Gordon Matta-Clark e Cildo Meireles.

A obra multimídia Supermercado, de Eduardo Srur, está montada na entrada principal da mostra. Trata-se de uma instalação formada por gôndolas repletas de alimentos manufaturados, espelhos e vários monitores exibindo uma vídeo-performance na qual o artista visual paulistano se banha com o conteúdo de vários produtos alimentícios da loja, associando o consumo compulsivo de comidas à sociedade do espetáculo.

Embora os artistas da exposição usem matérias-primas agrícolas em seus trabalhos, Food não é uma exposição sobre comida ou o ato de cozinhar, no sentido antropológico do termo. A intenção dos organizadores é contribuir para a história estética e cultural, revelando alguns dos principais desafios atuais, como a relação entre crescimento populacional e o desenvolvimento sustentável, a imigração, as diferenças religiosas, direitos humanos, igualdade de gênero, etc.