icon-plus
Crianças no projeto OLPC (Foto: Divulgação)
Postado em 25/06/2020 - 11:40
#tbt Educação para curiosos
Em reportagem de 2012, Mariel Zasso analisa as possibilidades da internet na construção de conhecimento de crianças etíopes
Da redação

Na edição #9 da revista seLecT, lançada em dezembro de 2012 e dedicada ao tema O Novo Novo, a jornalista Mariel Zasso publicou uma reportagem sobre as possibilidades de educação que foram abertas pela internet. Em Educação para curiosos, Zasso analisa o fenômeno dos Massive Open Online Courses (MOOCs) – cursos nos quais o aluno escolhe o conteúdo que mais lhe agrada para acessar a qualquer hora e lugar – e a capacidade de autodidatismo de crianças etíopes vulnerabilizadas ao lidar com laptops e tablets. A curiosidade, na opinião da jornalista, é o componente fundamental de qualquer experiência de aprendizado. 

Nesse momento em que a educação a distância entra novamente em debate, em uma reflexão sobre as possibilidades e o alcance da internet na construção do conhecimento, vale rever os acertos e as promessas não cumpridas dos projetos analisados por Zasso. Leia ou releia a matéria aqui.