icon-plus
Postado em 03/02/2012 - 9:07
Últimas semanas de Jac Leirner na Estação Pinacoteca
Mariel Zasso

Retrospectiva da obra da artista segue em cartaz até 26 de fevereiro

Nomes_jac

Legenda: Nomes, instalação de Jac Leiner de 1989 (Foto: divulgação)

Ainda dá tempo de visitar a mostra de Jac Leirner na Estação Pinacoteca. Sob curadoria de Moacir dos Anjos, a exposição evidencia a unidade na obra da artista – que afirma ela mesma ter se surpreendido ao perceber que todos os seus trabalhos “eram de fato o mesmo” – funcionando como uma antologia da sua produção dos anos 1980 até hoje.

Na primeira retrospectiva que a artista realiza em São Paulo, sua cidade natal, sacolas plásticas, adesivos, etiquetas e dinheiro são matéria-prima marcante, presente em boa parte das 60 obras que compõem instalações ao mesmo tempo atuais e históricas, como Nomes (1989), o seu famoso mosaico de sacolas, ou Os Cem (1986), escultura no chão feita de notas de 100 cruzeiros.

Formada em Artes Plásticas pela FAAP, onde lecionou de 1987 a 1989, Jac Leirner começou a chamar a atenção de curadores e críticos ainda nos anos 1980, com suas esculturas onde sacolas e logotipos funcionavam como provocadores de reflexões sobre a vida moderna.

Em 1991, foi artista residente no Walker Art Center, em Minneapolis, nos EUA, e também professora convidada da Universidade de Oxford e artista residente no Museu de Arte Moderna da mesma cidade, na Inglaterra. Sua obra faz parte do acervo de instituições como o MoMA e o Guggenheim de Nova York, entre outras.

Apesar do seu trabalho ser interpretado e utilizado como disparador de questionamentos sobre globalização, economia e outras questões atuais, Jac Leirner afirma que o seu interesse é acima de tudo a arte.

Além das obras consagradas, na Estação Pinacoteca estão em exibição, pela primeira vez, estudos em aquarelas da artista, a “nostalgia da cor pura e do exercício”, de 1982.

A Estação Pinacoteca funciona de terça a domingo e tem visitação gratuita aos sábados. Nos demais dias, o ingresso custa R$ 6,00. 

Saiba mais:

Estação Pinacoteca

Assista ao depoimento da artista para a Enciclopedia Itaú Cultural de Artes Visuais