icon-plus
Postado em 02/05/2012 - 6:55
Um trailer para um quadro
Nina Gazire

Tradicional casa de leilões cria anúncio cinematográfico para anunciar leilão da obra-prima de Edvard Munch

Nem mesmo as casas de leilões mais tradicionais escapam à era das mídias híbridas e web 2.0. Hoje está marcado para acontecer a venda de uma das versões da tela O Grito, do expressionista norueguês Edvard Munch, um dos quadros mais famosos da história. A obra que será leiloada pela Sotheby’s, e pode atingir a marca astronômica de mais de 80 milhões de dólares, ganhou um vídeo promocional anunciando a venda. Até aí tudo bem, não fosse pelo fato de o vídeo estar mais próximo de um trailer cinematográfico do que apenas de um anúncio. 

Um personagem narra, como se fosse o próprio pintor, os momentos antecedentes à criação da cena antológica retratada pelo quadro, em que um ser antropomórfico aparece gritando desfiguradamente sobre a ponte da doca de Oslofjord, em Oslo, em pleno pôr-do-sol. O pathos excessivo, ditado pela edição de imagens fragmentadas e sombrias, é justificado pelo clímax grandioso que se resume a um lento close do quadro. Não fosse por essa cena final, dificilmente saberíamos que se trata de um leilão. O trailer, ou melhor, a propaganda bem poderia ser de um filme sobre um personagem psicótico e atormentado, ao estilo do cineasta canadense David Cronemberg.

Firepaint

Quadro Fire-Color Painting FC 1, de Yves Klein, será leiloado no próximo dia 8 de maio

Essa estratégia foi usada anteriormente por outra conhecida casa de leilões, a Christie’s, que criou um vídeo semelhante para anunciar a venda da obra Fire-Color Painting FC 1, do artista francês Yves Klein. O vídeo The Making of an Icon: Yves Klein’s FC1 (Fire Color 1) é dirigido pelo publicitário e designer francês Laurent Chanez, que também é responsável pelos vídeos da recente e polêmica campanha da grife italiana Benetton. Se o anúncio de O Grito se parece com o trailer de um thriller psicológico, o da obra de Klein, não fosse pelos breves minutos em que o pintor aparece realizando suas performances, poderia ser o trailer de um filme de ficção científica, bem a la Stanley Kubrick. Confira: