icon-plus
Postado em 28/05/2014 - 2:21
Uma década premiada
Luciana Pareja Norbiato

Dez anos do Prêmio CNI Sesi Senai Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas são comemorados com novidades no edital e exposições no Museu Histórico Nacional

Hildebrando De Castro

Legenda: Obra sem título, pintada por Hildebrando de Castro em 1993, integrante da mostra Inventário da Paixão

O Prêmio CNI Sesi Senai Marcantonio Vilaça para as Artes Visuais chega à décima edição com duas mostras comemorativas no Museu Histórico Nacional. São elas Inventário da Paixão e Cor, Luz e Movimento – Projeto Arte Indústria, cuja abertura no dia 29 de maio (quinta-feira) também marca o lançamento do edital deste ano, que traz novidades.

A principal é o aumento da premiação a cada um dos cinco vencedores, de R$ 30 mil para R$ 40 mil. A criação de uma categoria de premiação para projetos curatoriais também foi acrescentada. Para obter as informações completas e o edital, basta acessar o site do Prêmio.

Além da iniciativa do Sesi, Marcantonio Vilaça dá nome a um edital da Funarte, que também está com inscrições abertas, como a seLecT noticiou recentemente.

Inventário da Paixão

A coletiva Inventário da Paixão traz trabalhos de artistas que tiveram um apoio inicial por parte do galerista pernambucano Marcantonio Vilaça no começo da carreira, como Beatriz Milhazes, Hildebrando de Castro, Adriana Varejão e Luiz Zerbini. São 66 obras de 36 artistas surgidos nos anos 1980, com curadoria de Marcus de Lontra Costa, coordenador geral do Prêmio.

Cor, Luz e Movimento

Partindo da ideia de que a arte a partir do século 20 está intrinsecamente ligada à produção industrial, o projeto Arte Indústria promoverá uma exposição a cada edição do Prêmio. Nesta, o homenageado é Abraham Palatnik, que tem oito de suas obras em relação com 38 trabalhos de artistas mais recentes.

São eles Ana Linnemann, Arthur Amora, Braga Tepi, Bruno Borne, Carlos Krauz, Carlos Pertuis, Claudio Alvarez, Deneir, Eduardo Coimbra, Emygdio de Barros, Fernando Diniz, Luiz Hermano, Robson e Wagner Malta Tavares.

Inventário da Paixão e Cor, Luz e Movimento – Projeto Arte Indústria, 29/5 a 13/6