icon-plus
Postado em 07/02/2014 - 5:09
Vote na cibercultura brasileira!
Redação

Laboratório da Universidade Federal do Espírito Santo é indicado a prêmio internacional

Povao

Legenda: Um dos gráficos realizados pelo Labic que apresenta dados coletados durante os protestos de Junho/2013 contendo a palavra “tarifa” no Twitter (fonte: Labic)

O Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) é um centro de pesquisas do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Criado em 2007, conta com a coordenação do professor Fábio Malini e uma equipe de 12 pesquisadores e desenvolvedores. O grupo tem se especializado em gerar visualizadores de informação (gráficos que resumem visualmente grandes quantidades de informação), principalmente de dados coletados em redes sociais. Eles vêm monitorando pari passu o big data gerado pelos movimentos de protesto no Brasil.

É com grata satisfação que ficamos sabendo que o laboratório foi indicado para uma das categorias (Best DH contribution not in the English language) do Digital Humanities Awards, prêmio internacional dirigido pelo professor da Universidade de Oxford, James Cummings, no qual o público vota nas melhores experiências de comunidades que atuam em uma nova disciplina das humanidades (filosofia, letras e artes), a chamada “humanidades digitais”. A indicação é mais do que justa e bem-vinda. E tudo indica que o Labic vai ter muito trabalho daqui para a frente, principalmente nesse ano que promete ser uma extensão das jornadas de Junho de 2013. Portanto, clique aqui e dê o seu voto!