icon-plus
Postado em 03/10/2014 - 5:17
ZL Contemporânea
Luciana Pareja Norbiato

Casa do Tatuapé, que integra o Museu da Cidade de São Paulo, abandona mostras históricas para seguir produção atual; exposição inaugural traz o pintor Taigo Meireles

_mg_5382_foto_haruo-mikami

Legenda: Pintura da série Altares, de Taigo Meireles (foto: Haruo Mikami)

O Tatuapé, bairro nobre da Zona Leste, passa a ter o primeiro espaço da região dedicado à arte contemporânea a partir deste sábado, 4 de outubro. Tudo porque a Casa do Tatuapé, que recebia mostras históricas, agora vai sediar exposições voltadas à produção atual.

Quem estreia a nova programação é o pintor Taigo Meireles, com a série de trabalhos Altares. Como o nome aponta, os quadros enfocam altares católicos barrocos, pintados de forma visceral. A materialidade da tinta e o gesto do artista conferem às imagens uma espectralidade que dá aos ícones religiosos uma configuração densa, obscura.

A Casa do Tatuapé é um dos edifícios mais antigos da cidade, construído em taipa de pilão em 1698. Faz parte dos Museu da Cidade de São Paulo, projeto da prefeitura de SP que engloba vários equipamentos culturais com programação expositiva sobre as artes em geral, sejam visuais, literatura, arquitetura e afins.

Taigo Meireles – Altares, Casa do Tatuapé, R. Guabijú, 49, São Paulo, grátis