icon-plus
Postado em 17/02/2016 - 4:04
Felipe Julián apresenta instalação audiovisual no Sesc Pinheiros, em SP
Obra é inspirada em produção do escritor João Guimarães Rosa

Até 3 de abril, o Sesc Pinheiros recebe, no contexto do projeto Portfólio de Artista, a instalação audiovisual Silêncio, fruto da interpretação do compositor, arranjador, DJ e produtor musical Felipe Julián sobre uma das características que fundamentam a obra do escritor João Guimarães Rosa (1908-1967): sua escuta.

A criação combina tecnologia digital com cenografia para oferecer ao visitante uma reprodução poética do universo de Chefe Zequiel, personagem do conto “Buriti” que, ao pressentir a chegada da morte, vive num estado de vigília permanente, oscilando entre a audição aguçada e a alucinação filosófica. O texto integra o livro Corpo de Baile, que em 2016 completa 60 anos de publicação.

Localizada no Espaço de Tecnologias e Artes (3º andar) do Sesc Pinheiros, a instalação apresenta dez árvores cênicas, cujos galhos retorcidos sustentam cem pequenos alto-falantes emissores de sons da mata do sítio do Buriti Bom, descritos pelo Chefe Zequiel no decorrer do conto.

Para conceber Silêncio, Felipe Julián gravou e analisou diversos sons da natureza; percebendo-os “poluídos” por ruídos externos, decidiu decifrar sua periodicidade rítmica e recriá-los em sintetizadores. Depois, somou à pesquisa literária e sonora o diálogo com a teoria musical de John Cage (1912-1992), autor da famosa peça 4’33’’ – uma partitura composta nos anos 1950 que propunha que seu intérprete não executasse nenhuma nota ao longo de quatro minutos e trinta e três segundos; após pisar no palco e receber os aplausos, deveria apenas permanecer em posição de execução.

A aproximação dos universos de Rosa e Cage advém do fato de que, em ambas obras, o silêncio é subjetivo: mesmo sem uma única nota tocada, a sala de concerto acaba preenchida pelos sons do público inquieto face à possibilidade de se confrontar com a ausência da música, assim como, mesmo imóvel e apreensivo, o personagem de Rosa perscruta o vazio sonoro e “chama os segredos todos da noite para dentro de seus ouvidos”.

Serviço
Até 3 de abril
Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo
De terça a sexta, das 12h às 21h30; sábados e domingos, das 10h30 às 18h30
Tel.: (11) 3095.9400.