icon-plus
Nancy Spector, nomeada diretora artística do Guggenheim (Foto: Divulgação)
Postado em 20/02/2017 - 6:07
Nancy Spector, diretora artística do Guggenheim
Considerada um dos nomes mais relevantes da arte mundial, Spector foi anunciada pelo diretor Richard Armstrong
Ana Abril

Após 29 anos trabalhando na Fundação Solomon R. Guggenheim, Nancy Spector é nomeada diretora artística da instituição. Spector será responsável por liderar as estratégias artísticas e conceituais das coleções, exibições e programas curatoriais do Museu Guggenheim de Nova York, assim como das outras sedes em Veneza, Bilbao e Abu Dhabi. Com Spector na direção artística, o Guggenheim pretende unificar e fortalecer as atividades artísticas de todas as sedes-satélites, assim como cuidar das coleções privadas, iniciativas e públicos de cada museu. O anúncio foi realizado em 15/2 (quinta-feira) pelo diretor da Fundação, Richard Armstrong.

Durante suas quase três décadas na Fundação, Spector passou dez anos no cargo de curadora-chefe Jennifer and David Stockman. Em abril de 2016, Spector foi nomeada vice-diretora e curadora chefe do Brooklyn Museum. Em 2014, foi considerada pelo site Artnet uma das 25 mulheres mais importantes do mundo da arte, relevância que foi confirmada pela Forbes, que a colocou na lista “40 Mulheres para Acompanhar com mais de 40 anos”.

A diretora artística reforçou sua satisfação com seu novo papel no Guggenheim: “Tem sido um privilégio participar no envolvimento vital do museu com sua comunidade e abordar as possibilidades de sua coleção enciclopédica. Mas quando Richard Armstrong me ofereceu o posto de Direção Artística no Guggenheim, eu simplesmente não pude deixar passar essa extraordinária oportunidade”.