Abaixo a originalidade foi o tema da edição #1 da seLecT. As análises, reportagens e críticas da revista, lançada em agosto de 2011, incluem desde apurações sobre os impactos da pirataria até uma entrevista com o poeta e crítico norte-americano Kenneth Goldsmith, fundador do site Ubuweb, formando um mapeamento dos entraves éticos, jurídicos e econômicos da relação entre cópia e original.
Assim, a própria revista se coloca em questão quando se apropria da capa da Vogue America, com a cantora Lady Gaga clicada por Mario Testino, e recria o cabelo e figurino da artista norte-americana em covers que usam a internet como forma de disseminação de suas performances.
Com a internet […], “uma nova paisagem midiática delineia-se e a seLecT dedica-se a decifrá-la e a participar dela”, diz Paula Alzugaray no editorial. Dez anos depois da publicação, vale cotejar as problematizações propostas com a situação presente – o uso amplo e generalizado das redes para disseminação de informações falsas –, bem como as mudanças iniciadas pela revista em 2021 e suas novas formas de atuação no meio digital. Leia ou releia aqui.
