icon-plus
Jeff Koons diante de uma de suas pinturas Gazing Ball, no documentário The Price of Everything (Foto: Reprodução, cortesia HBO Documentary Films)
Postado em 26/01/2018 - 5:49
Documentário busca desvendar flutuações do mercado da arte
The Price of Everything, dirigido por Nathaniel Kahn, traz depoimentos de artistas, colecionadores e negociantes de arte
Da redação

No portal americano Hyperallergic, o crítico Dan Schindel escreve sobre o documentário The Price of Everything, dirigido por Nathaniel Kahn e lançado em 19/1 no Sundance Film FestivalO filme traz olhares de diferentes personalidades sobre o mercado da arte, na tentativa de desvendar porque preços de obras flutuam tanto.

Entre as pessoas entrevistadas estão artistas como Jeff Koons, Larry Poons e Gerhard Richter. Para Schindel, no entanto, é nos depoimentos de colecionadores e negociantes de arte que o documentário se aproxima mais dos mecanismos comerciais de mercado. O crítico acredita que eles são bastante cândidos e revelam a frieza por trás de suas operações. Beleza, talento e inovação são fatores absolutamente marginais. Ao fim do texto, conclui-se que o filme não esclarece completamente as tendências do mercado da arte, mas é com certeza uma ótima espiada sobre como os jogadores desse universo operam.

Para ler a crítica completa, acesse!