icon-plus
Da esquerda para direita: Sem título, da série Sonhíferas (2020-2021), de Solange Pessoa; A Travessia do Rubicão, de Lia D Castro; Geológica 4 (2022), de Marcelo Moscheta
Postado em 22/02/2023 - 3:50
Hoy en Madrid brilha a arte latino-americana
Começa mais uma edição da ARCOmadrid, dando largada ao circuito de compra e venda de arte
Da Redação

Ao todo, são 171 galerias selecionadas pelo comitê organizador, sendo 30 delas estreantes na feira espanhola, e outras que retornam após alguns anos, como Capitain Petzel, David Zwirner, Nicolai Wallner, Rüdiger Schöttle, Timothy Taylor e Mendes Wood DM. A galeria brasileira, com sedes também em Bruxelas e Nova York, apresenta uma seleção dos artistas Paulo Monteiro, Solange Pessoa e Lucas Arruda, que estará em Madri também com a exposição individual Assum Preto, curada por Hans Ulrich Obrist. A mostra é apresentada pela Fondazione Sandretto Re Rebaudengo e fica em cartaz até 8/3, na Biblioteca del Ateneo de Madrid.

A 42ª edição da ARCOmadrid divide-se em três núcleos curatoriais: Mediterranean: A Round Sea [Mediterrâneo: Um Mar Redondo], com curadoria de Marina Fokidis e consultoria de Bouchra Khalili, Hila Peleg e Pedro G. Romero; Opening, que cede espaço para a descoberta de novos projetos no circuito da arte, como a brasileira HOA Galeria, fundada pela artista Igi Lola Ayedun, em 2020; e Never the Same. Latin American Art [Nunca Igual. Arte Latino-Americana], núcleo dedicado à produção artística da América Latina. Neste recorte, a Galeria Jaqueline Martins marca presença propondo um diálogo inédito entre Hudnilson Jr, um dos mais emblemáticos artistas de sua geração, entre as décadas de 1970 a 2000, principalmente por seu papel ativo como personalidade catalisadora de coletivos e exposições experimentais, e Lia D Castro, cuja prática incorpora muita intimidade com os temas que relata. Já a Galeria Vermelho propõe um diálogo entre Marcelo Moscheta e Iván Argote, com produções recentes que combinam texto e imagem e utilizam a superposição como método narrativo.

As galerias brasileiras receberam apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (Abact) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que torna possível a participação delas entre os mais de 200 expositores, vindos de 36 países. Estreante na feira, HOA Galeria que, em parceria com a Paulo Darzé Galeria de Arte, apresenta diálogo entre obras de Laís Amaral e Ayrson Heráclito, explorando a relação entre natureza e espiritualidade, recebeu o prêmio Opening Award by Allianz, que elege o melhor estande e reembolsa todo o valor gasto com a sua produção. A galeria concorria com mais 16 organizações de diversos países, como Chiquita Room, de Barcelona e Foro.Space, de Bogotá.

Divulgação