icon-plus
Retrato de Misty Copeland realizado por Annie Leibovitz, da série Women: New Portraits (Fotos: Reprodução)
Postado em 13/07/2016 - 7:28
Mulheres nas lentes de Liebovitz
A norte-americana Annie Liebovitz leva ao México a turnê de exibição de seu mais novo trabalho, uma ode às mulheres do mundo contemporâneo
Ana Abril

Annie Liebovitz, uma das fotógrafas mais famosas do mundo, leva ao México a turnê de exibição de seu mais novo trabalho Women: New Portraits, uma ode às mulheres do mundo contemporâneo. O ponto de partida não poderia ser mais adequado: o país latino apresenta um dos maiores números de feminicídios do planeta.

Mitos pop, como Scarlett Johanson, políticos, como Angela Merkel, e até mulheres menos conhecidas, mas que também são referência em suas áreas de atuação, como a escritora Elena Poniatowska, são alvo da lente de Liebovitz, uma referência mundial no retrato fotográfico.

A exposição é a continuidade do projeto Women, iniciado em 1999, que retratou as mulheres das mais diferentes áreas do globo. Dessa vez, a mostra Women: New Portraits revela novos retratos, como o de Mandala ou Adele, e também imagens da série original e inéditas.

Fotografia da jornalista Gloria Steinem clicada por Annie Leibovitz
Fotografia da jornalista Gloria Steinem clicada por Annie Leibovitz

A mostra que passou por Londres, Tóquio e São Francisco, entre outras cidades, fica em exposição até 31/7 na Cidade de México. O lugar escolhido pela norte-americana para apresentar é o Proyecto Público Prim, uma casa antiga do início do século XX.

De famosas a anônimas
O chamado #ShareYourHero, projeto lançado nas redes sociais a partir da exposição Women: New Portraits, propõe a postagem de fotografias de mulheres anônimas inspiradoras. Os participantes concorrem a uma viagem para conhecer Liebovitz na abertura da mostra em Nova York, em novembro de 2016.

Em sua visita promocional no México, Liebovitz aproveitou para realizar uma sessão com mulheres que vivem fora dos holofotes, mas que são protagonistas de grandes feitos. Entre esses retratos está Andrea Medina Rosas, advogada que conseguiu responsabilizar o Estado mexicano pelos assassinatos de mulheres em Ciudad Juárez, cidade em que cadáveres de mulheres surgem diariamente nas ruas desde os anos 90. Neste trabalho, o estúdio de fotografia era estava às margens de um canal de resíduos repleto de cruzes rosas, em homenagem às mortas. O local é o município de Chimalhuacán, onde está vigente o Alerta de Gênero, um mecanismo de urgência para os crimes de feminicídios.

Serviço
Women: New Portraits
Proyecto Público Prim
General Prim 30, Col. Juárez, Delegación: Juárez, C.P. 06600 – México
Até 31/7
De segunda-feira a domingo, das 10h às 18h; sexta até 20h