icon-plus
Procissão (1986), de Jean-Michel Basquiat (Foto: The Estate of Jean-Michel Basquiat, Licensed by Artestar, New York)
Postado em 24/01/2018 - 6:46
seLecTs
Dicas da semana (24/1) selecionadas pela redação
Da redação

SÃO PAULO
Retrospectiva Jean-Michel Basquiat
De 25/01 a 07/04, CCBB São Paulo, Rua Álvares Penteado, 112 | culturabancodobrasil.com.br
A retrospectiva do artista nova-iorquino Jean-Michel Basquiat circulará pelas unidades do CCBB ao longo de 2018, começando por São Paulo. Concebida a partir de uma das maiores coleções particulares de obras de Basquiat e Andy Warhol, da família Mugrabi, a exposição reúne mais de 80 trabalhos. Pieter Tjabbes assina a curadoria.

Cobre nuca da etnia Urubu-Ka’apór (MA), realizado na década de 1980 (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Urubu Ka’apor
De 25/01 a 04/03, Museu de Arte Sacra de São Paulo, Av. Tiradentes, 551 | museuartesacra.org.br
Primeira exposição de 2018 do Museu de Arte Sacra dá destaque à arte plumária indígena a partir de uma colaboração com o Museu Índia Vanuíre, da cidade de Tupã/SP. A mostra tem curadoria de Beatriz Cruz e apresenta adornos e objetos de várias etnias brasileiras.

Bloco Ilú Obá De Min (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Bloco Ilú Obá De Min
25/01, Estacionamento da Pinacoteca de São Paulo, Praça da Luz, 02 | pinacoteca.org.br
Em comemoração ao aniversário de São Paulo, a Pinacoteca recebe às 15h uma apresentação do bloco afro Ilú Obá De Min, composto apenas por mulheres ritmistas. O evento sinaliza a proposta temática do museu de 2018, que terá como foco a mulher. Os visitantes ainda poderão conferir gratuitamente as exposições dos dois prédios da Pina.

Obra de Mira Schendel realizada em 1989 (Foto: Romulo Fialdini)

SÃO PAULO
Mira Schendel: Sinais/Signals
Até 22/04, MAM SP, Parque do Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3 | mam.org.br
A exposição Sinais/Signals traz 100 trabalhos da artista suíça Mira Schendel, radicada em 1949 no Brasil. Com curadoria de Paulo Venancio Filho, a mostra atenta para o poder de síntese de Mira, assim como para o caráter gráfico de sua produção. “É possível analisar a extensão do procedimento da artista, sua intensidade, sua manifestação ao mesmo tempo casual, hermética, simples, sofisticada, única e repetitiva”, afirma o curador sobre o conjunto em exposição.

Detalhe da instalação O Dia Em que Saímos do Campo, do coletivo TUNDRA (Foto: Jennifer Glass)

SÃO PAULO
Belo, Transitório, Intangível e Finito
De 26/01 a 04/05, Espaço de Arte Imersiva, Farol Santander, Rua João Brícola, 24 | farolsantander.com.br
Farol Santander abre oficialmente com a inauguração do Espaço de Arte Imersiva, idealizado por Facundo Guerra e Tatiana Wlasek. O local estreia com a exposição Belo, Transitório, Intangível e Finito, que apresenta trabalhos da artista paulistana Laura Vinci e do coletivo russo TUNDRA.

Bitter Lake (2017), de João GG (Foto: Cortesia do Artista)

SÃO PAULO
SCAPELAND: Território de Trânsito Livre
De 25/01 a 28/02, Galeria Marta Traba – Memorial da América Latina, Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 | memorial.org.br
Com curadoria do artista Laerte Ramos, a exposição SCAPELAND traz 46 artistas brasileiros que apresentam diferentes leituras sobre paisagens, sejam elas urbanas, naturais ou imaginadas. A coletiva compreende desde artistas consagrados como Regina Silveira, Sergio Romagnolo e João Loureiro, até alguns jovens menos conhecidos, como João GG, Thiago Toes e Yuli Yamagata.

Detalhe da obra Favela de Geolagens de Oliveira (Foto: Isabella Matheus)

EDITAL
Bienal Naïfs do Brasil 2018
Inscrições até 13/03 | bienalnaifs.sescsp.org.br
Quarta Edição da Bienal Naïfs do Brasil está com inscrições abertas até 13 de março. O edital é destinado a artistas que produzam arte ingênua, espontânea, instintiva, popular ou naïfe. Podem se inscrever brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil há mais de três anos, maiores de idade. A Bienal será realizada de 17 de agosto a 24 de novembro no Sesc Piracicaba. Saiba mais pelo site.

 

Espaço de ateliês do Pivô (Foto: Reprodução)

EDITAL
Convocatória Pivô Pesquisa
Inscrições até 1 de fevereiro de 2018 | pivô.org.br
Última semana para se inscrever no Pivô Pesquisa, programa de bolsa de residência do local. A convocatória é voltada para artistas maiores de 20 anos, que vivam fora de São Paulo e tenham ao menos três anos de experiência na área. As inscrições serão recebidas por e-mail até às 16h do dia 1 de fevereiro. Leia aqui o edital completo.