icon-plus
Vista de Untitled (Light Specific Ensemble) (2017), de Fernanda Gomes (Foto: Pat Kilgore/Divulgação)
Postado em 21/03/2022 - 5:18
Instalação de Fernanda Gomes é adquirida pelo MoMA
Artista carioca está entre os pouco mais de 50 brasileiros que têm obras no acervo permanente do templo da arte moderna, em Nova York
Da Redação

A Galeria Luisa Strina anunciou a recente aquisição da obra Untitled (Light Specific Ensemble) (2017), da artista carioca, pelo Museum of Modern Art de Nova York (MoMA). A instalação de Gomes vai integrar a seleta coleção que conta com obras de poucos mais de 50 nomes da arte brasileira, como Flavio de Carvalho, Hércules Barsotti, Antonio Dias, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Regina Silveira, Ernesto Neto, Beatriz Milhazes, Jac Leirner, Vik Muniz e Anna Maria Maiolino.

Gomes investiga a espacialização da cor a partir de associações entre luz, forma e arquitetura. Exibido, pela primeira vez, em sua individual na galeria em 2017, o trabalho é um conjunto de sete obras independentes, dispostas em um espaço construído para produzir uma luz difusa. As obras existem plenamente em relação com a luz, o espaço e a interação entre elas, preservando um aspecto fundamental da prática da artista: a própria exposição como obra de arte.

A artista já participou de diversas mostras no exterior, como na Áustria, México, Estados Unidos, Itália e França, além de realizar individuais em importantes instituições nacionais, como na Pinacoteca do Estado de São Paulo, e participar de coletivas, como o 35º Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna (MAM) e OSSO – Exposição-Apelo ao Amplo Direito de Defesa de Rafael Braga, no Instituto Tomie Ohtake, em 2017.