icon-plus
Postado em 30/05/2024 - 2:17
Computer Love
Oficina presencial com Ian Uviedo

Originada a partir da publicação homônima de Ian Uviedo, a oficina Computer Love é um laboratório de experimentação e criação literária com ferramentas de Inteligência Artificial que busca explorar e discutir noções como conteúdo/forma, autoria/apropriação e narrativa/descrição.

Estabelecendo tais ferramentas não como um fim, mas como um princípio de exercício textual, a oficina permite incursões em diferentes linguagens – além da literatura, a fotografia, o cinema e a música, por exemplo, podem e devem ser acionados para a construção do universo narrativo de cada participante.

Serão quatro encontros de 2h30. O primeiro será dedicado à exposição da hipótese de Computer Love, passando por biografia e obra de alguns escritores e artistas, ao final do qual será sugerido um exercício. Os demais encontros se dividirão em duas partes – na primeira, discussões a partir dos textos criados pelos participantes; na segunda, novo material expositivo e novo exercício para dar continuidade às construções do que foi escrito.

EMENTA DA OFICINA

Carga horária: Quatro encontros presenciais de 2h30 cada, totalizando 10 horas, nos quatro sábados de julho. 

Encontro 1 – Computer World: Primeiras relações possíveis entre criação literária e Inteligência Artificial + poéticas de territorialidade e despertencimento. Textos propostos: Continuação de Ideias Diversas, de César Aira; Formas Breves/Os Sujeitos Trágicos (Literatura e Psicanálise); de Ricardo Piglia; MANIAC, de Benjamin Labatut; Extratra, de Gabriela Perigo.

Encontro 2 – Pessoas que não existem: Autoria e dissolução de identidade a partir de ferramentas generativas de Inteligência Artificial. Textos propostos: Na Soleira, Respiração Artificial e Um Dia na Vida, de Ricardo Piglia; O Outro, de Jorge Luis Borges; Red Doc, de Anne Carson.

Encontro 3 – Outro mundo dentro deste: Itinerários e rasuras em mapas. Textos: Machine Learning, de Natasha Felix; Passeio no Shopping, de Leona Machado.

Encontro 4 – Epílogo: O último encontro será dedicado à análise e discussão de todos os textos produzidos, baseando-se em referências literárias, cinematográficas, fotográficas e musicais que possam ocorrer ao longo do processo.

Inscreva-se clicando aqui!

SOBRE O PROFESSOR

IAN UVIEDO é escritor e artista. Autor de Café-teatro (Laranja Original, 2022) e Dois por Engano (Diadorim, 2023). De forma independente, publicou uma série de zines que variam entre contos, poesia, fotografia experimental e livro de artista, como é o caso de Computer Love (2023), plaquete concebida em parceria com ferramentas de Inteligência Artificial. Já levou suas performances poéticas para diversos palcos do país e integra a mostra Falares, pertencente ao acervo permanente do Museu da Língua Portuguesa. Em 2020, teve videopoemas publicados na revista Saccades, da Califórnia. Assina a coluna Vértebra, publicada mensalmente no site da revista celeste e que busca tecer relações entre literatura, tecnologia e informação. Também em 2020, foi considerado pela revista Forbes como uma das personalidades de maior destaque da cena literária e poética brasileira com menos de 30 anos. Descendente de argentinos e guatemaltecos, se propõe a pensar o texto brasileiro na perspectiva latino-americana, explorando como traumas políticos reverberam através do tempo em relações pessoais. Vive em São Paulo.


Ian Uviedo [Foto: Rafael Trindade]