icon-plus
Em Dicionário Feminino, Christus Nóbrega mostra que em mandarim palavras como avarento, escravo, provocação e demônio partem do logograma mulher (Fotos: Divulgação)
Postado em 12/01/2018 - 12:42
seLecTs
Dicas da semana (11/01) selecionadas pela redação
Da redação

BRASÍLIA
Dragão Floresta Abundante
Christus Nóbrega, até 21/01, Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, SCES, Trecho 02, Lote 22 | bb.com.br/cultura
Com curadoria de Renata Azambuja, a mostra Dragão Floresta Abundante traz trabalhos de Christus Nóbrega realizados após residência artística em Pequim, na China. Suas obras tocam em problemas percebidos durante sua vivência no país, como a poluição, a liberdade de expressão e o machismo.

Capa da revista Módulo feita por Athos Bulcão

BRASÍLIA
100 anos de Athos Bulcão
De 16/01 a 1º/04, Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, SCES, Trecho 02, Lote 22 | bb.com.br/cultura
Exposição celebra produção de Athos Bulcão para além da azulejaria. Com curadoria de Marília Panitz e André Severo, a mostra apresenta mais de 300 obras de Athos, incluindo trabalhos inéditos. No dia 17/01, às 10h, acontece mesa-redonda sobre sua obra e vida com os curadores e Valéria Cabral, secretária executiva da Fundação Athos Bulcão. Após passar por Brasília, a exposição ainda percorre as outras unidades do Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Biógrafo XXVIII (2017), de Daniel Senise

RIO DE JANEIRO
Exposição do Acervo 2018
De 13/01 a 28/02, Galeria Silvia Cintra + Box 4, Rua das Acácias, 104 | silviacintra.com.br
Galeria Silvia Cintra + Box apresenta recorte de seu acervo para dar início à sua programação de 2018. Entre os artistas apresentados estão Ana Maria Tavares, Carlito Carvalhosa, Daniel Senise, Marcius Galan, Miguel Rio Branco e Nelson Leirner.

Série Modulares Bloco 6 (2017), de João GG

SÃO PAULO
9º Salão dos Artistas Sem Galeria
De 15/01 a 24/02, Galeria Sancovsky, Pça. Benedito Calixto, 79 | galeriasancovsky.com.br
De 16/01 a 24/02, Zipper Galeria, Rua Estados Unidos, 1494 | zippergaleria.com.br
10 artistas participam da nona edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo Mapa das Artes. Este ano, a comissão de seleção foi composta pela curadora Nathalia Lavigne e pela galerista Renata Castro e Silva, da Galeria Carbono. A exposição acontece simultaneamente nas galerias Sancovsky e Zipper até 24 de fevereiro e depois segue para espaços em Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro.

SÃO PAULO
Poder, Sexualidade e Performatividade de Gênero
Aproximações entre Foucault e Judith Butler, de 16/01 a 06/02, Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar | sescsp.org.br/cpf
Jacqueline Moraes Teixeira, pesquisadora sobre relações de gênero, ministra curso sobre poder, sexualidade e performatividade de gênero tendo Michel Foucault e Judith Butler como referência. O curso acontece terças e quintas, das 14h30 às 17h30, com recomendação etária de 16 anos. Seu valor total é R$80, com descontos para aposentados, pessoas com deficiência, estudantes, professores da rede pública, trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e dependentes.

Here, in this room, two people will never meet (2012-2014), de David Lamelas

SÃO PAULO
Matriz do Tempo Real
De 13/01 a 18/03, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 | mac.usp.br
Matriz do Tempo Real, com curadoria de Jacopo Crivelli e concepção de Ricardo Ribenboim, traz cerca de 40 trabalhos de artistas nacionais e internacionais. Em diversas linguagens, as obras exibidas tratam do passar do tempo, cada qual à sua maneira. Entre os estrangeiros estão On Kawara e John Cage. Já entre os brasileiros estão Leonilson e Mauro Restiffe.