icon-plus
Retrato de Joana Gorjão Henriques (Foto: Ricardo Maneira)
Postado em 24/09/2020 - 4:05
#tbt Joana Gorjão Henriques
Em entrevista publicada em 2017, a autora cita formas de resistência que passam por padrões estéticos e usos da linguagem
Da redação

Na seLecT #36, publicada em 2017 e dedicada ao tema Português (as relações contemporâneas entre Brasil, Portugal e África lusófona), Paula Alzugaray, editora da revista, entrevistou Joana Gorjão Henriques, autora portuguesa, a respeito do livro Racismo em Português – O Lado Esquecido do Colonialismo, que desconstrói a visão heroica e triunfal que os próprios portugueses possuem sobre as expedições coloniais. 

A conversa aborda as consequências do pensamento colonial e as formas de combater essas práticas no pensamento e na cultura atual. A língua, assim, é mencionada na entrevista como uma das formas mais sutis, enraizadas e violentas de colonização de culturas inteiras, em um processo imbricado de racismo e controle. Gorjão cita ainda exemplos de resistência e descolonização que passam pela nossa relação com padrões estéticos e usos da linguagem. Uma pauta que se faz mais e mais urgente. Leia ou releia a entrevista aqui.